quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Aquele tal bichinho da corrida


A gente sempre fica naquela zona de conforto. Sempre pensamos que não há tempo para alguma atividade física. Sempre adiamos a academia ou outras atividades, a maioria das vezes, por falta de tempo, grana $ ou por economia.

Pensando em economizar e perder alguns quilinhos, decide que meu 2015 seria diferente. Retornei das pequenas férias do final do ano decidida a fazer alguma atividade física. Logo de cara descartei a academia por dois motivos: economia e por não gostar.

Decidi então que iria acordar cedo todos os dias e ir caminhar no ginásio poliesportivo que fica perto da minha casa (só atravessar a rua, risos). Não tenho problemas em acordar cedo e ainda teria minhas noites livres. Pronto!

Todos os dias às 05h50 me preparo para iniciar uma das minhas paixões no esporte: a corrida.
É claro que eu já corria antes, participei de algumas provas, tinha um treinador e seguia planilhas. Por isso a decisão de correr. Para quem quer começar alguma atividade física, aconselho a procurar um profissional, pois dessa forma evita qualquer lesão ou desconforto durante os exercícios.

Amanhecer depois dos meus 5k mais produtivo de 2015 (até agora)!

O fato indiscutível é que "pegar no tranco" leva tempo e também dedicação. Para ajudar, me inscrevi em uma prova de rua - Circuito das Estações - etapa Outono, que acontecerá dia 15/03. Assim tenho um bom motivo para não desistir de fazer 5km (ou mais), até porque já paguei a inscrição e não pretendo cancelar.

Correr é viciante! E quando você começa não quer parar. Ai você começa a perceber melhoras em todo seu corpo. Sua pele mais bonita e sem aqueles indesejáveis furinhos na região do bumbum e pernocas; sua respiração, seu sono e sua alimentação melhoram; além do ponteiro da balança e sua dieta virarem parceiros. Ah....plim plim .... pode ser que o bichinho da corrida (atividade física) te picou!

Aí você enlouquece e passa a querer a correr de qualquer jeito. Se desdobra em mil e quer fazer outra atividade para ficar mais forte para correr cada vez mais longe e rápido. Seu armário muda e você só tem olhos para TÊNIS. Coloridos, com tecnologia x ou y, roupas, meias, acessórios entre outros equipamentos. Isso tudo para que? Correr melhor! Mas isso é um capítulo a parte...

Voltando a minha nova rotina, decide que meu aliado na corrida não seria a academia e sim o pilates. Para fortalecimento da musculatura, postura, respiração dentre outros tantos benefícios desse exercício mágico. Pela manhã eu caminho/corro, 2x na semana faço pilates e ainda volto caminhando para casa. E é uma maravilha! Apesar de ainda estar no início, posso garantir que já vejo diferenças (depois posso contar sobre meus quilinhos, medidas, etc etc).

Portanto, não importa o treino que você faça. Escolha aquele melhor para você e faça dele o SEU momento. Desligue o celular, a mente e curta a vibe de estar com você por alguns minutos do seu dia. Depois conta aqui pra gente se o bichinho da corrida ou do exercício físico te pegou ou se foi só uma moda passageira. Se o bichinho te picou conta também sua experiência.

2 comentários:

  1. Zona de conforto. Este é um dilema em que a maioria das pessoas estão acostumadas no dia a dia, afinal é bom não é mesmo, comer e descasar. E assim o corpo aos poucos vai se deformando, criando umas curvinhas a mais. E os meses vão passando e tudo aumentando. Aí vem a primeira desculpa, da falta de tempo, já que, há muitos compromissos. O que para mim é uma falta de vergonha da cara, porque o tempo a gente deve administrar. Se organizar, aí sim nem que seja para caminhar no quintal, ou caminhar por 10 minutos na rua da casa.

    Rsrsr. Sobre o investimento, vamos considerar alguém que esteja sem grana, mas pode se organizar em fazer atividades simples em casa ou no trabalho mesmo, iniciar com coisas simples, e aos poucos vai pegando gosto pelo coisa. E logo o bichinho da corrida uma hora pega o “caboclo”.
    Bem tomada sua decisão, em 2015 também pautei diversos objetivos (descrito em meu blog). E sobre a corrida, você me influenciou para correr. E é claro, não esquecendo do meu blog, que me ajudou muito na criação dele. Sobre academia também não sou fã, gosto de liberdade e vendo em meu rosto. E com companhia ou não vou para a estrada.
    Acordar cedo, este é um desafio Dani para mim, e para você nunca foi um problema, que bem sei, faço minhas atividades após chegar do trabalho e final de semana, olha parabéns pela iniciativa aí onde esta. Logo logo estará contagiando mais pessoas, e isso é ótimo.

    Correr, este é um desafio para mim, já que corro muito pouco, minha praia é cicloturismo, mas ainda não encontrei uma companhia que topa ir para lugares distantes. E fico receosa de ir para o campo só. Ainda não pensei em procurar um profissional para me acompanhar e minhas atividades, quanto orientação correta. Porém pensarei sobre o assunto.
    Dani, foco, dedicação, disciplina a gente vai adiquirindo com o tempo, e não adianta , tem que gostar de esporte. Praticar só para emagrecer, logo desiste. Assim entendo perfeitamente seu depoimento. E olha que super....participará de uma prova em março, a minha será o mês que vem em Francisco Beltrão. Não vejo a hora, e assim quanto você, pedalar é um vicio, ando para todo canto com minha fiel parceira.

    “Aí você enlouquece e passa a querer a correr de qualquer jeito. Se desdobra em mil e quer fazer outra atividade para ficar mais forte para correr cada vez mais longe e rápido. Seu armário muda e você só tem olhos para TÊNIS. Coloridos, com tecnologia x ou y, roupas, meias, acessórios entre outros equipamentos. Isso tudo para que? Correr melhor! Mas isso é um capítulo a parte...” Concordo plenamente, em se tratando de andar de bicicleta, já que o bichinho ainda esta me rodeando.

    ResponderExcluir
  2. Iarinha,
    Que bom que está firme e forte na prática de exercícios físicos e principalmente ao ar livre. Fico muito feliz em ter participado e também incentivado você a dar o pontapé inicial.
    O blog Best Friends te deseja muito sucesso, disciplina e persistência, pois a gente não fica magra da noite para o dia. Isso demanda tempo e é claro a força de vontade para alcançar o objetivo. Depois a gente descobre que o exercício físico não é uma tarefa árdua e sim um belo momento com você mesma!
    Um beijo grande. (L)

    ResponderExcluir